
Atividades Complementares

Orientações – Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
-
As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios constantes dos Projetos Pedagógicos do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UNIP, em consonância com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais.
-
As Atividades Complementares possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais e de caráter interdisciplinar, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, nas ações de extensão junto à comunidade e no envolvimento inicial com a pesquisa acadêmica.
-
OBJETIVOS GERAIS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
-
Complementar a formação profissional, cultural e cívica do aluno pela realização de atividades extracurriculares obrigatórias, presenciais ou à distância.
-
Contribuir para que a formação do futuro egresso seja generalista, humanista, crítica e reflexiva.
-
Despertar o interesse dos alunos para temas sociais, ambientais e culturais.
-
Estimular a capacidade analítica do aluno no estudo e na avaliação de situações novas.
-
Auxiliar o aluno na identificação e resolução de problemas, com uma visão ética e humanista.
-
Integrar alunos de cursos distintos e ampliar o escopo de interesses dos mesmos.
-
Incentivar o aluno na participação de projetos e ações sociais.
-
Promover situações que exijam posturas de tomadas de iniciativas e revelem o espírito empreendedor dos alunos.
-
Dispor o conhecimento e a vivência acadêmica com as comunidades externa e interna.
-
CARGA HORÁRIA MÍNIMA PARA APROVAÇÃO
-
300 Horas.
-
OBERSERVAÇÕES IMPORTANTES
-
Todas as atividades devem ser relatadas na ficha de atividades complementares disponíveis na agência OCB.
-
Todos os relatórios e resumos (solicitar formulário junto à agência ocb), devem ser manuscritos. Não serão aceitos resumos “prontos”, obtidos da internet ou qualquer outra fonte de consulta.
-
Além da frequência a mostras cinematográficas também podem ser considerados comparecimentos em sessões de cinemas, segundo critérios próprios de cada coordenador de curso.
-
Poderão ser validadas palestras promovidas pela UNIP, como o ciclo de atualização profissional e eventos dos cursos, bem como palestras realizadas em outras instituições, segundo critérios próprios de cada coordenação de curso da UNIP.
-
Somente serão validadas como cumprimento de horas de atividades complementares as atividades realizadas durante o curso.
-
Obs. Os créditos são acumulativos e deverão ser concluídos até o final do curso ou o aluno estará reprovado na disciplina.
-
Após verificação da ficha de atividades complementares (e das documentações anexas), validação das horas equivalentes e atribuição de nota, o coordenador de curso registra tal nota no sistema on-line. Essa nota é a média do aluno em atividades complementares. A aprovação só se dará com o mínimo de créditos (300) validados.
-
As fichas de atividades complementares preenchidas e assinadas pelos alunos e pelo coordenador do curso, e seus respectivos relatórios e comprovantes, deverão ser encaminhadas à secretaria do campus que as arquivará no prontuário do aluno.
-
COTAS MÁXIMAS
O aluno poderá acumular um número máximo de pontos por atividades, segundo a tabela em anexo. Isto busca incentivar a variedade de ações extraclasse.
-
Observações:
-
Todos os trabalhos desenvolvidos via agência, deverão ter a validação do coordenador da agência no relatório individual.
-
Todas as atividades feitas no semestre devem ser lançadas no semestre ou perderão a validade.
-
FICHA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ANEXO)
-
Todas as atividades realizadas pelo aluno devem ser relatadas, pelo próprio, em documento específico denominado de Ficha de Atividades Complementares, cujo modelo (solicitar por e-mail) será entregue pela coordenação de curso. Nesse documento, o aluno deve citar o título sintético da atividade, a data de realização e a atribuição de horas equivalentes, segundo critérios específicos do curso de Comunicação.
-
Ao final das horas determinadas, o aluno deverá entregar a Ficha de Atividades Complementares, validada pela coordenação do curso.
-
As horas equivalentes atribuídas a cada atividade e que forem de fato validadas pelo Coordenador de Curso serão somadas e, se atingirem o valor a ser cumprido no curso, resultarão em média suficiente na aprovação do aluno.
8. DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA À FICHA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Cada atividade descrita pelo aluno na Ficha das Atividades Complementares deverá estar acompanhada de documentações comprobatórias, resumos e/ou relatórios, conforme sugerido abaixo.
8.1 ENTREGA SEMESTRAL
Cada aluno deve entregar as atividades complementares desenvolvidas no semestre letivo, devidamente identificadas e com todos os anexos necessários, ao representante (ou vice representante) de turma, o representante deve acordar com a turma uma data, tendo em vista a data de entrega ao coordenador do curso. O aluno representante, fica responsável pela a entrega, dos trabalhos de atividades complementares de toda a turma, ao coordenador de curso, conforme data prevista no calendário do curso (verificar calendário de provas).
8.1 DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS
O coordenador do curso, devolverá os trabalhos de atividade complementares aos representantes de turmas, sempre no início do semestre seguinte, com as fichas já identificando as horas validadas ou não.
8.2 ENTREGA FINAL
Todos os trabalhos com a quantidade mínima (300) de horas validadas, e suas respectivas fichas, devem ser entregues por cada aluno diretamente ao coordenador de curso, no formato book (encadernação espiral).
9. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS
Redigir um texto contendo as sugestões seguintes.
9.1. Identificação do curso.
9.2. Identificação pessoal: nome, número de Registro Acadêmico (RA) e sigla de turma.
9.3. Identificação da atividade:
-
Atividade desenvolvida (visita a museu, feiras, teatro...);
-
Local, data e duração da atividade (se for o caso);
-
Frase síntese.
9.4. Texto:
-
Introdução = objetivo;
-
Desenvolvimento = relato cronológico da atividade, com detalhes e avaliações;
-
Conclusão = sugestões ou recomendações a partir do exposto, ou retomada sintética do exposto.
9.5. Anexos (ingressos, fotos...).
9.6. Local e data do relatório.
9.7. Assinatura.
OBSERVAÇÃO - LINGUAGEM a ser utilizada: sóbria, objetiva (centrada no objeto), precisa, sem elogios ou exageros, denotativa, simples e correta.
9.8. Projetos Sociais (nas normas da ABNT).
-
Breve histórico da instituição.
-
Texto sobre o que vai ser o projeto: dia, hora, pauta de eventos.
-
Assinatura de quem vai fazer, assinatura do coordenador do curso (aprovando academicamente) e assinatura (nome, e-mail, telefone e carimbo da instituição) de quem vai consentir/acompanhar a execução do projeto na instituição.
-
Execução do projeto:
9.8.1. Para publicação: release sobre o evento com fotos ilustrando (os integrantes do grupo devem aparecer nas fotos).
1. Onde ocorreu a ação?
2. Em que data ocorreu a ação?
3. Qual professor foi responsável pela coordenação?
4. A ação faz parte de atividades de alguma disciplina especifica? se sim? (Nome da disciplina e nome completo do professor que ministra). Se projeto, nome do projeto.
5. Quais alunos do curso participaram de cada ação? Qual semestre do curso os alunos participantes estão?
6. Qual o objetivo da ação?
7. Quais atividades foram realizadas pelos alunos nas ações?
8. Um breve resumo do evento?
9.8.2. Montar um book colorido com o projeto, release e fotos (legenda nas fotos).